Cacau de consumo vs Cacau fino de aroma




Estou abismado com o fato de que poucos sommeliers de chocolate, lojas que vendem chocolate, professores e até chocolatiers não sabem a diferença entre cacau fino de aroma e cacau de consumo. É imposivel fazer um chocolate de alta qualidade com um cacau de qualidade inferior. É lógio que a qualidade da matéria-prima tem grande influência sobre a qualidade do chocolate. Não é fácil fazer chocolate sem cometer erros na produção, quanto mais classificar o chocolate como um “chocolate nobre”.

Qualidade no mercado mundial tem nome! Tem uma diferença enorme entre o cacau de consumo(“bulk cacao”) e o cacau fino de aroma (“fine or flavour cacao”).
Quem define a qualidade não é uma empresa e sim o tipo de cacao e a ICCO
(International Cacao Organisation) www. icco.org.

Tipos de cacau:

Forasteiro: é considerado cacau de consumo.

Criollo, Trinitário e Arriba/Nacional podem ser clasificados como cacau fino de aroma. Quem declara isso é o ICCO. No mercado mundial, só tem 6,4% desse cacau fino de aroma.

É lógico também que, quando na embalagem do chocolate não tem indicações do tipo de chocolate que está sendo usado (se é cacau de origem ou cacau fino de aroma), é sempre forasteiro. Mesmo que o chocolate seja suíço, francês ou belga!

Também preciso mencionar que, produzir chocolate depende muito do know how! Mesmo usando um cacau tipo Criollo, não significa estar produzindo um chocolate fino. Sem o conhecimento e longos anos de experiência, fica muito difícil (quase impossível) produzir um chocolate fino. Produzir chocolate não depende só de uma receita. Por outro lado, quando se tem o conhecimento e a experiência, é possível produzir um chocolate com sabor e aroma excelente, mesmo usando um cacau Forasteiro.





 
No Brasil ainda é difícil achar um chocolate que tenha a classificação de cacau fino de aroma. A marca Casa Luker está vendendo chocolate cacau fino de aroma por um preço excelente, produzido com cacau tipo Criollo e Trinitário e ainda por cima tem o selo da ICCO.
 
Os chocolates Casa Luker são feitos com cacau fino de aroma, que se diferenciam pelos aromas frutais, florais e pelas nuances de malte.
Feito com os melhores cacaus do mundo - criollos e trinitários - é a solução ideal para os profissionais que querem inovar e oferecer aos seus clientes um sabor de chocolate incomparável, que ressalte a originalidade das suas criações.
Toda essa qualidade é fruto da paixão e cuidado que é depositado no processo de plantio e colheita das melhores variedades do cacau e na produção dos chocolates finos.

Outros exemplos:






Comentários

Postagens mais visitadas