Sete coisas que você não sabia sobre a dolma do Chef


A dolma do Chef é geralmente branca. Os Chefs gostam muito dela, é uma das peças mais marcantes de roupa do mundo, e quando os vemos nós os reconhecemos imediatamente.
Por trás do design da dolma, tem muito mais do que você imagina. A dolma é muito mais do que apenas um uniforme, é também uma importante ferramenta e cada característica dela tem uma finalidade específica.
Mas, o que está por trás dessa jaqueta e por que ela é branca?
Eu tenho as respostas para você:

Paul Bocuse
1. Ela resfria

As cozinhas em que os Chefs trabalham são geralmente quentes como o inferno. O material com que ela é feita (puro algodão), protege o corpo do calor, enquanto o Chef trabalha em um ambiente quente. No entanto, ainda é fina o suficiente para permitir que o corpo respire. Além disso, sabemos que a cor branca reflete o calor e mantém o corpo mais frio do que uma cor escura. Em um ambiente quente como a cozinha, cada grau a mais ou a menos faz diferença.

2. Ela protege

As mangas compridas protegem os cozinheiros de queimaduras, quando eles trabalham com o fogão ou o forno. Além disso, o algodão absorve tanto o suor, como os líquidos na cozinha (óleo, vapor, etc.). Para se proteger, o Chef deve ser capaz de tirar a dolma rapidamente em caso de derramento de óleo quente sobre si mesmo. O algodão absorve o líquido quente e impede que queime a pele. Materiais sintéticos não possuem essa propriedade.

 Alex Atala 

3. Os botões da dolma não são apenas botões

Os botões redondos e encaixados (não costurados) têm um propósito específico. Botões normais podem derreter ou quebrar e pequenos fragmentos podem cair na comida. Os botões redondos são extremamente robustos e impedem que isso aconteça. Além disso, eles protegem o cozinheiro, porque dessa forma, em caso de emergência, o cozinheiro pode tirar a dolma com um movimento brusco, rapidamente, se óleo quente for derramado sobre ele.

4. Facilmente lavável

A dolma branca do Chef pode ser lavada facilmente e ficar bem brancas, se lavada a 90°C e nessa temperatura, até as manchas mais difíceis desaparecem. As dolmas coloridas não podem ser lavadas e esbranquiçadas tão facilmente.


 Benoit Violier
5. Reversível

A dolma do Chef é mais do que uma proteção fácil de lavar, ela também pode ser usada do avesso. Se um dos lados fica manchado, pode-se simplesmente colocar o lado limpo na frente.

6. A marca registrada do Chef e um compromisso

A jaqueta do Chef é também um comunicado. A declaração sobre uma profissão que nem sempre é fácil, mas pode ser extremamente satisfatória e bela. Cozinheiros usam sua jaqueta branca com orgulho e mostram que o chef profissional não é apenas um trabalho, mas uma paixão e uma vontade de servir.

  Claude Troisgros

7. Uniforme da brigada

O simples fato de alguém usar uma dolma não significa que essa pessoa é um Chef, ele não é o único que usa uma dolma e sim o responsável pela brigada de cozinheiros e todos sabem, sem dúvida alguma, quem é o Chef. Ele não precisa colocar o nome “Chef” na Dolma. Nas fotos você pode ver melhor como se veste um verdadeiro Chef. Alguém não é Chef porque completou um curso. Ser Chef é um cargo de responsabilidade.


 Adrian Ferran



Comentários

  1. Perfeito maravilhoso ideal aos chefs e cozinheiros

    ResponderExcluir
  2. Hoje em dia já usa se botões de pressão, em caso de precisar tirar a dolmã em acidentes.

    ResponderExcluir
  3. Adrian Ferran? Oii vamos prestar atenção!

    ResponderExcluir
  4. Quem é cozinheiro por vocação,trabalha em comércio próprio etc,e nunca fez curso,e tem seu comércio e quer usar,pode usar a dolma sem problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. claro que sim, o comercio é seu, a dolma é sua, vc faz da sua vida o que vc quiser, mas o bagulho é ruim de lavar pra caralho e pra passar é um inferno. E o algodão absorve óleo quente sim, e te fode todinho.

      Excluir
    2. Olá! Sim, claro! Pode usar, é o uniforme da profissão. É uma questão de proteção e higiene para o seu trabalho na cozinha. Um abraço.

      Excluir
  5. Sim! Chef e so uma nomenclatura. Somos todos cozinheiros,uns se destacam mais outro menos. Mas somos todos iguais!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Tenho muitas, cada uma um apreço especial. Parabéns á matéria

    ResponderExcluir
  8. Eu sou confeiteira e cada vez que visto a minha dolma, sinto um orgulho inexplicável, é como se me transformasse, pra mim é o que a capa é pro super homem!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas