Como substituir o açúcar?


Foto:http://www.saudemelhor.com



O termo açúcar é o nome genérico para designar os diferentes tipos de carboidratos, como glicose, frutose, maltose, lactose e sacarose. Existem também os adoçantes ou edulcorantes, que são substâncias diferentes do açúcar utilizadas para dar sabor doce aos alimentos, ou seja, são utilizadas para substituir totalmente ou parcialmente a sacarose, que é o tipo mais comum de açúcar extraído da beterraba e da cana-de-açúcar.

Quando se quer reduzir a quantidade de carboidrato ou fabricar um produto com baixa caloria, algumas substâncias, como os adoçantes, podem substituir o açúcar. Essas substâncias substituem as funções do açúcar tanto na estrutura como na massa. Para usá-las, é preciso ter permissão, e o produto deve ter a declaração do tipo e da quantidade, só devendo ser usadas em produtos
especiais.

Ingredientes que substituem o açúcar:
Fique atento!
Só use esses produtos se tiver um bom conhecimento das normas estabelecidas
pela ANVISA!

O sorbitol, ou açúcar de álcool, ocorre naturalmente e pode ser sintetizado a partir da glucose. Naturalmente, ocorre nas bagas do fruto da sorveira e apresenta a fórmula química C6 H14 O6 .

A polidextrose é composta por frutose, sorbitol e ácido cítrico. Contém três (3) vezes menos calorias do que a sacarose e não provoca cáries.

O isomalte é produzido a partir da sacarose da beterraba; possui o mesmo aspecto do açúcar-de-cana. É utilizado na mesma proporção que a sacarose, dando o mesmo volume e textura. Tem baixíssima higroscopicidade ideal para uso em balas duras e em misturas em pó prontas para preparo. Não provoca cáries.

Leia também:
http://www.carlomockli.com/2012/04/acucar-sua-formula-molecular-e-c12-h22.html 

Comentários

Postagens mais visitadas