Erros na temperagem de chocolate

Uma seleção perfeita! São uma delícia, não só para os olhos, mas também uma experiência para degustar. Veja também a matéria "Como degustar chocolate"http://www.carlomockli.com/2011/07/guia-para-degustar-chocolate-com-chef.html

  • Fat bloom
  • Sugar bloom
  • Cristais demais
  • Poucos cristais
  • Chocolate espumoso
  • Temperatura ambiente errada
  • Temperatura errada das formas e dos recheios
Todos esses erros podem prejudicar a boa qualidade do chocolate. Mais e mais profisionais têm o conhecimento de como fazer a temperagem do chocolate, mas manter o chocolate perfeito sem os erros da lista acima, estes sim são os verdadeiros desafios do chocolatier. Não adianta usar chocolate caro e importado e não saber como trabalhar com chocolate...
Nos meus cursos de chocolate estou ensinando a pre cristalização e também como evitar todos os erros das fotos abaixo:

 




Fotos: Richemontfachschule

Dê sempre uma olhada no meu blog para atualização de informações dos cursos de chocolate que ministro. Tem cursos para iniciantes assim como um curso avançado.

Comentários

  1. Ja fiz o curso de chocolate , e posso dizer que vale muito . dicas preciosas, conhecimento , paciencia, experiencia , competencia ....
    Muito bom. agora eu posso dizer que sei um pouco sobre chocolate, mas ainda tenho muito que aprender com o mestre do chocolate.
    bjs e obrigada por tudo.

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de dizer que o curso de macarrom eu cheguei ja no meio , então espero poder um dia fazer outro com você. mas vou ler sempre suas dicas por aqui.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Carlos!!!! Meu nome é Brenda, sou advogada, mas APAIXONADA por essa parte de petisserie, me aventuro bastante na cozinha, mas gostaria de fazer um curso mais específico nessa área, no entanto, estou encontrando muita dificuldade em encontrar esse tipo de curso no Rio. Soube da UNIRIO que oferece um curso de extensão em petisserie, mas até agora ainda não me informaram se o curso realmente vai ter ou quando as inscrições irão começar. Será que você poderia me dar uma luz quanto a isso,se você ministra algum outro curso em que eu possa fazer abrangendo essa área de petisserie ou algum outro lugar do seu conhecimento? Agradeço desde já, Brenda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Brenda! Pelo que sei o curso na Unirio não vai continuar, mas não se preocupe, estarei ministrando cursos só de patisserie, no mesmo contexto e até mais do que na Unirio, com mais atenção para os alunos. Por favor, dê sempre uma olhada no meu blog, estarei atualizando sempre as datas e locais dos cursos. Espero vê-la em breve em um dos cursos. Um grande abraço.

      Excluir
  4. Esqueci de informar meu e-mail no caso de vc puder me ajudar: brendacs.adv@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. um dia quero ter a honra e satisfaçao de fazer um curso com esse magnifico chef que apartir de hoje virei fa de carterinha e sua seguidora obrigada chef por tudo q faz por nos amantes do chocolate!que deus te ilumine sempre!

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    fiz um curso com vc em Brasília, acho que foi em 2009.
    Foi excelente e gostaria de fazer outros cursos tando de chocolate como de confeitaria.
    Existe algo marcado em Brasília? Existe a possibilidade de voltar? Podemos conseguir um local, quem sabe....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Maria! Estive em Brasília quando prestei consultoria para Cacauha e Belini. Se você arranjar uma escola que me convide para dar aula em Brasília, podemos falar sobre a possibilidade. Tenho um curso online de Confeitaria Internacional e outros cursos presenciais no Rio de Janeiro ou Belo Horizonte. Um abraço.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas